Dia a Dia Dicas de Aluguel Notícias

Super Dicas: Oito erros que fazem um espaço pequeno parecer menor do que é

Escrito por Imoveis Franca

Cada vez mais apartamentos com medidas reduzidas são uma realidade no mercado imobiliário. Sejam famílias recém-formadas, pessoas que querem trocar de estilo de vida ou jovens que se mudaram da casa dos pais. As casas, em sua grande maioria, trazem a área social integrada, e a íntima, reduzida ao mínimo, apenas com o essencial.

Decorar um imóvel com metragens reduzidas requer boas soluções e criatividade. No entanto, alguns procedimentos de decoração e reforma podem acentuar ainda mais a sensação de confinamento, causando a impressão de um espaço menor do que ele já é. Nesse sentido, separamos os principais erros que devem ser evitados. Confira abaixo:

1- Móveis mal dimensionados

É essencial medir os cômodos antes de comprar grandes móveis tais como o sofá, mesa e cadeiras. “Escolher móveis ajustados às dimensões do imóvel é umas das principais decisões, uma vez que peças maiores podem comprometer a circulação dentro do apartamento”, afirma a arquiteta Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura.

2 – Excesso de móveis

Não precisamos ser minimalistas, mas é preciso conter o número de móveis quando falamos de apartamentos sob medida. A melhor opção para aqueles que querem aproveitar seus preciosos metros é investir em móveis multifuncionais que podem ter mais do que uma função. Seja um banco que serve como mesa de apoio ou uma cama que funcione como baú.

3 – Não aproveitar bem os espaços

Cada centímetro é importante quando falamos de apartamentos compactos. Por isso, não os gaste à toa. Portas de correr, por exemplo, ocupam menos espaço do que portas regulares. As paredes, também são importantes elementos nos apartamentos. Nichos e prateleiras são ótimos para a decoração da casa, além de ajudar a economizar espaço.

4- Decoração: nem muito, nem pouco

As pessoas costumam acreditar que deixar espaços com aspecto de ‘vazio’ é uma escolha errada. Todavia, pesar na decoração, além de deixar o ambiente carregado, pode acentuar a sensação de ambiente pequeno. Por isso, a dica é trabalhar o equilíbrio na escolha de quadros e objetos decorativos e na instalação de prateleiras, entre outros pontos.

5- Móveis avulsos

A marcenaria sob medida é estudada para ser o mais funcional possível, por isso mesmo, ela é tão importante, especialmente em ambientes compactos. Ela garante que nenhum elemento se sobreponha a outro ou fique fora do lugar no ambiente. Além de, ainda, garantir uma padronização do apartamento, criando mais unidade no projeto.

6- Falta de luz natural

A ausência da iluminação natural contribui para a sensação de ambientes mais apertados. “Quando as aberturas são muito pequenas, recorremos às normas do condomínio para verificar possibilidade da troca por um modelo maior. Se permitido, o investimento contribui para ampliar a sensação de amplitude e o bem-estar dos moradores”, revela a arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura.

7 – Cores escuras

Os tons claros, quando aplicados nas paredes e no teto garantem uma sensação de maior amplitude. Claro que é possível ter uma parede com uma tonalidade mais escura que se contrapõe às outras, mas é importante que a base do apartamento tenha uma tonalidade mais clara. Uma opção que está bem em alta é o cinza, como no uso do cimento queimado. É interessante, porém, que a decoração tenha pontos de cor para garantir vida ao local.

8 – Ambientes separados

Por fim, não tem jeito. A boa e velha dica: integração dos ambientes. A divisória dos ambientes ocupa muito espaço dos apartamentos pequenos. Claro que, todavia, eliminar uma parede depende das condições estruturais. Mas, se possível, esse recurso pode aumentar muito o seu espaço da casa. Caso ainda queira “dividir” os cômodos, sem divisória propriamente dita, experimente fazê-lo com a decoração ou com os próprios móveis.

Fonte: https://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,oito-erros-que-fazem-um-espaco-pequeno-parecer-menor-do-que-e,70003184755

Sobre o autor

Imoveis Franca

Deixe um comentário